Monday, August 27, 2007

Estou nas mãos deles ?




Por ter um pai super conservador e crítico, em nossa casa o jornal que circula é a folha de São Paulo, nem por esse jornal ser uma dos mais dominadores da elite brasileira eu deixo de ler o que me interessa . Como é de praxe sempre leio a folha ilustrada primeiro , sempre com um pé atrás do que poderá surgir ao longo das páginas, mas nesse domingo me surpreendi com uma artigo do Ferreira Gullar cujo homem eu não tenho opnião formada, que me fez abaixar a bola e admitir o quão bem estruturado estava o texto .
O título era " Estamos nas mãos deles", descrevia claramento e muito bem em que momentos fica muito evidente o quanto o sistema domina e controla não só as classes desfavorecidas mas tambem quem tem dinheiro aplicado , Tv a cabo e participa de algum modo das lacunas da elite brasileira .
Dentre vários papelões que nós passamos sob tutela do governo e das leis, o exemplo em que ele deu que mais me surpreendeu foi o número de pessoas que morrem na fila do SUS e as preferências dos idosos que não são respeitadas, outorgam as leis na cara de pau sem nenhum constrangimento .
Reflito atentamente sobre isso e chego a conclusão de que as vezes mesmo não perdendo a esperança o pessimismo com esse país é espantoso, nossa realidade na mídia é cada vez mais grotesca e intediante, novelas e propagandas infidáveis com brilhos e mentiras vistas a olho nu, enquanto que pessoas muito perto sofrem de humilhações constantes e tudo fica num patamar, que ignorar é a melhor solução .
Me pergunto : " Monique , porque você não faz alguma coisa ?" E não consigo responder .
A não ser assim .
Pic : Folha de S. Paulo /// Ferreira Gullar .

3 comments:

Mariana Santos said...

mas a mídia é a grande formadora de opinião.
foi assim na época do incipiente jornal, e é mais maciça e potenta agora, com o advento da tv.
enquanto nos deperamos com a liberdade de informação, até q ponto poderemos levar a cabo essa liberdade e não esbarrar num ponto de questionamento que é a manipulação visceral de toda a massa telespectiva?

porecisamos fazer algo.. mas o q?
acho q, comparado ao tamanho desse jogo todo, não se deixando adestrar já é fazer mt.

bjo, querida!
continue questionadora!

Mariana Santos said...

ps: é depararmos*

Mariana Santos said...

ps2: atualizado finalmente ^^