Tuesday, August 07, 2007

Educação x Sistema

Já tem algum tempo que percebi como a leitura tem o poder bem-dotado de fazer com que as pessoas creçam e amadureçam de forma despadronizada e questionante . É , confesso que criar um rotina de leitura não é nada fácil , e se acostumar a ela muito menos , porém quando isto passa de uma fase os ganhos são tão altos que nem percebemos horas a fio de leitura numa cadeira ou num banco de praça .

Esse sim é um vicío despreocupante e bonito que a sociedade educacional poderia investir sem medo e precauções financeiras. O sistema didádico de ensino no Brasil hoje é extremamente fraco e vinculado as formas elitizadas de ensinar , bastava uma carga forte e bem estruturada de leituras e autores nas grades curriculares do aluno para que as escolhas e futuro senso crítico do mesmo fosse aguçados .

Mas pra que o governo gostaria de criar sensos críticos ? Porque alimentar um pensador sendo que em um futuro próximo esse mesmo pode derrubar os pilares da educação regrada, os grupos coruptos de grau de imbecilidade mor ? Não , isso não muda e não vai mudar , a não ser que as gerações que se formam para lecionar mudem isso por debaixo dos panos correndo o risco de perder seu cargo de dois salários mínimos , quem entra para educação tem de saber que o ninho de cobras maior da sociedade esta ali , que o feto do que pode ser chamado de futuro, nasce das letras .

Que o senhor de toda sabedoria se chama livro , sem ele a mesmisse vira luta contra o não entendimento e o sistema é alimentado com estruturas fortes futuramente difíceis de serem combatidas.


Foto : Pablo Picasso - Machado de Assis - Carlos Drummond de Andrade - Eric Hobsbawn - Dom quixote de la Mancha .
Pois sem arte, heróis e leitura os olhos não brilham de verdade .


Tulasi .

3 comments:

Mariana Santos said...

"que o feto do que pode ser chamado de futuro, nasce das letras"
Trecho realmente impressionante.

Adorei o texto. Extremamente critico-reflexivo.
Não posso desdizer de nada. Concordo em todos os pontos e ainda acrescento que nas escolas existem crianças com o ímpeto de ler, mas que não detêm o conhecimento de que a leitura existe e é boa.
Mas a situação é essa: o governo não quer criar questionadores; quer a população cada vez mais burra para colocar a coleira mais facilmente.
Uma tristeza.


Fome, pobreza, miséria e falta de arte. Quer que olhos brilhem?

Mariana Santos said...

ps: cadê as respostas das perguntas do post anterior???

Santos said...

No impacto de descrever o submundo de nossa educação , sua cólera devido a tradição de exploração anticultural , congelado pela facilidade atraente de outros meios de comunicação mais dóceis e amáveis , criando a normalidade tatil, visual e sonora , que arrisco dizer que gênios se inspiram na irrealidade de um fato real , superam a aceitação do pensamento industrializado, imposto , regrado , no risco de alimentar uma sociedade com pensamento vivo , critico , iluminado .

"Esse sim é um vicío despreocupante e bonito"

Outro trecho que impressiona !

Beijos !