Monday, August 27, 2007

Estou nas mãos deles ?




Por ter um pai super conservador e crítico, em nossa casa o jornal que circula é a folha de São Paulo, nem por esse jornal ser uma dos mais dominadores da elite brasileira eu deixo de ler o que me interessa . Como é de praxe sempre leio a folha ilustrada primeiro , sempre com um pé atrás do que poderá surgir ao longo das páginas, mas nesse domingo me surpreendi com uma artigo do Ferreira Gullar cujo homem eu não tenho opnião formada, que me fez abaixar a bola e admitir o quão bem estruturado estava o texto .
O título era " Estamos nas mãos deles", descrevia claramento e muito bem em que momentos fica muito evidente o quanto o sistema domina e controla não só as classes desfavorecidas mas tambem quem tem dinheiro aplicado , Tv a cabo e participa de algum modo das lacunas da elite brasileira .
Dentre vários papelões que nós passamos sob tutela do governo e das leis, o exemplo em que ele deu que mais me surpreendeu foi o número de pessoas que morrem na fila do SUS e as preferências dos idosos que não são respeitadas, outorgam as leis na cara de pau sem nenhum constrangimento .
Reflito atentamente sobre isso e chego a conclusão de que as vezes mesmo não perdendo a esperança o pessimismo com esse país é espantoso, nossa realidade na mídia é cada vez mais grotesca e intediante, novelas e propagandas infidáveis com brilhos e mentiras vistas a olho nu, enquanto que pessoas muito perto sofrem de humilhações constantes e tudo fica num patamar, que ignorar é a melhor solução .
Me pergunto : " Monique , porque você não faz alguma coisa ?" E não consigo responder .
A não ser assim .
Pic : Folha de S. Paulo /// Ferreira Gullar .

Thursday, August 16, 2007

Revoltas e manifestações.







O sistema te multa se você manifesta, e ainda tem a ousadia de dizer e querer ser uma democracia. Como achar que somos um país democrata se a opnião do cidadão nunca é levada a sério e respeitada? Se tal manifestação incomoda tanto é porque algo na estrutura esta errada ou não pode ser comunicada .

Papeis jogados pela rua mostrariam uma revolta particular de jovens , aposentados e desapropriados da sociedade, não é um, mas sim um coletivo de pensadores que ainda acreditam que tudo pode ser confortável e justo. Educar simplismente é o essencial, colocar a noção de tempo, espaço , status e estado é completamente obrigatório aos que começam a entender as coisas agora .

E você, como você questiona a sociedade e o sistema sobre suas revoltas ?

Tulasi

Thursday, August 09, 2007

O mundo de Jack e Rose








O mundo que Jack e Rose criaram para si a princípio não me pareceu tão simpático, mas com o decorrer do filme vi minha estúpidez em achar que sei das coisas antes mesmo que elas aconteçam .
Recomendo esse filme a qualquer pessoa que queira se emocionar com algo que não seja piegas , com um amor que vai além das fronteiras de sangue, sociedade e crenças . Trilha sonora que para mim foi uma surpresa sem tamanho , em um dos momentos mais bonitos do filme fui surprendida com a música "One more cup of coffee" do Bob Dylan que não irei entrar em maiores detalhes . A música encaixou com a cena assim como quando você da as mãos em câmera lenta a quem você ama, você sente um arrepio quando todos os dedos estão juntos em uma só mão . Foi assim quando ouvi a música e vi a cena final .
Acho que já deu para entender porque o filme foi tão emocionante pra mim , e deu para mais uma vez eu entender o porque do cinema tomar conta de um pedaço do meu coração .
Um belo final de semana a todos .
Tulasi .

Wednesday, August 08, 2007

O processo de saber e perguntar .




Meu contato com a filosofia vem desde que uma mão- que aparentemente não era tão simpática- me deu alguns livros para ler , começava desde Sócrates até que percebi meu favorito Maurice Merleau Ponty, um filósofo do século XX que ficou conhecido por sua facilidade em lidar com os fenômenos que acontecem em nosso consciente , a partir daí ele desenvolve um estudo da nossa percepção e como cada objeto se torna uma dada coisa na nossa mente . Uma das filosofias e métodos de estudo mais difíceis que há nesse campo, mas não foi para ele .
Uma das frases dele que mais gosto e que daria dezenas de textos como esse é a seguinte :
" A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo "
Desconstruir pensamentos e imagens através do nosso próprio raciocínio é uma maneira de criar uma nova capa ao mundo que nos engloba, a cada pergunta e na ilusão de acharmos uma resposta que achamos ser a certa, essa resposta se torna outra pergunta .
" Só os pensadores secundários que, na verdade, não se podem chamar filósofos, estão contentes com as suas definições ..." Isso dizia Husserl , as respostas na Filosofia não são imediatas e concretas , pois nela não há o definido, pronto e acabado são os pensamentos que não atingem um grau máximo de interesse e crítica , e como isso pode acontecer na Filosofia ?
Filosofia que dizer " A procura amorosa do saber " e o saber não tem fim , pois o tempo continua e os acontecimentos e movimentos não param, deles as novidades e questões que nos impelem de calar .
Refletir sobre mim mesma e o que me rodeia me faz entender que para ser uma historiadora usarei da filosofia e não serei filósofa, porque a partir do momento que o seu ser se torna algo chamado filósofo, é único , pois ela pertuba e incomoda e a praça pública não é o melhor lugar .
Indico "Convite a Filosofia" Marilena Chauí .

Tuesday, August 07, 2007

Respostas.


Respostas de Tales de Mileto :

Qual é a coisa mais antiga ? R: Deus
Qual é a coisa mais forsomosa ? R : O Universo
Qual é a maior de todas as coisas ? R: O Espaço
Qual a coisa mais constante ? R : A Esperança
Qual melhor de todas as coisas ? R: A Virtude
Qual é a mais rápida de todas as coisas ? R: O pensamento
Qual é a mais forte de todas as coisas ? R : A necessidade
Qual a mais fácil de todas as coisas ? R: Dar conselhos
Qual a mais Dificil de todas as coisas ?R : Conhecer a si mesmo
Respostas de Monique :
A vida é coisa mais antiga
A mais formosa são as palavras e o que elas constroem.
A maior de todas as coisas é a Educação
A mais constante das coisas é a História
A melhor de todas as coisas é o questionamento .
A mais rápida é a morte .
A mais forte é a perspicácia .
A mais fácil de todas as coisas são as pessoas .
E o mais difícil de tudo é Saber na essência e Amar .
Pra você Mariana .
Foto : Pelo fotógrafo cearence Deivyson Fernandes , ponte metálica , onde eu responderia essas perguntas . Fortaleza-CE
Tulasi.

Educação x Sistema

Já tem algum tempo que percebi como a leitura tem o poder bem-dotado de fazer com que as pessoas creçam e amadureçam de forma despadronizada e questionante . É , confesso que criar um rotina de leitura não é nada fácil , e se acostumar a ela muito menos , porém quando isto passa de uma fase os ganhos são tão altos que nem percebemos horas a fio de leitura numa cadeira ou num banco de praça .

Esse sim é um vicío despreocupante e bonito que a sociedade educacional poderia investir sem medo e precauções financeiras. O sistema didádico de ensino no Brasil hoje é extremamente fraco e vinculado as formas elitizadas de ensinar , bastava uma carga forte e bem estruturada de leituras e autores nas grades curriculares do aluno para que as escolhas e futuro senso crítico do mesmo fosse aguçados .

Mas pra que o governo gostaria de criar sensos críticos ? Porque alimentar um pensador sendo que em um futuro próximo esse mesmo pode derrubar os pilares da educação regrada, os grupos coruptos de grau de imbecilidade mor ? Não , isso não muda e não vai mudar , a não ser que as gerações que se formam para lecionar mudem isso por debaixo dos panos correndo o risco de perder seu cargo de dois salários mínimos , quem entra para educação tem de saber que o ninho de cobras maior da sociedade esta ali , que o feto do que pode ser chamado de futuro, nasce das letras .

Que o senhor de toda sabedoria se chama livro , sem ele a mesmisse vira luta contra o não entendimento e o sistema é alimentado com estruturas fortes futuramente difíceis de serem combatidas.


Foto : Pablo Picasso - Machado de Assis - Carlos Drummond de Andrade - Eric Hobsbawn - Dom quixote de la Mancha .
Pois sem arte, heróis e leitura os olhos não brilham de verdade .


Tulasi .

Thursday, August 02, 2007

As coisas são simples .


Existem perguntas de que as respostam giram e giram você sabe como responde-las não não solta , por medo , insegurança e todos os fatores mundanos juntos . Como já parei de esperar várias coisas a muito tempo , mas uma vez passou numa boa , um bombardeio de perguntas simples e me aterrei as mais complicadas.
As famosas nove perguntas feitas a Tales de Mileto , e são elas :
Qual é a coisa mais antiga?
Qual é a coisa mais formosa?
Qual é a maior de todas as coisas?
Qual a coisa mais constante?
Qual a melhor de todas as coisas ?
Qual é a mais rápida de todas as coisas?
Qual é a mais forte de todas as coisas ?
Qual a mais fácil de todas as coisas ?
E por fim ....
Qual a mais difícil de todas as coisas ?
Prefiro esperar respostas de mim sobre essas perguntas do que achar que o amor pode estar em todos os lugares e esperar que ele me responda o que antes esperava .
No próximo post coloco as respostas de Tales de Mileto , enquanto isso respondam vocês .
Boa Quinta feira a todos .
Tulasi