Quanto mais eu penso que certas coisas não há jeito, mais essas coisas insistem em não ter jeito mesmo.
A televisão esta cada vez pior, as rádios cada vez mais burguesas e rídiculas e as novelas então nem se fala, agora bandido faz plástica e muda de identidade. E a preocupação onde fica ?
Chegaram aos meus ouvidos que o governo se não já aprovou, aprovará que a partir do ano que vem o décimo terceiro salário e as férias serão reduzidas.
Cada vez mais o assalariado volta as raízes do feudalismo numa era de mouse sem fio de mp3 4 5. A ordem vigente a cada ano que passa se torna mais descarada e impetuosa, faculdades privadas agora se tornam grandes empresas onde a mais valia e o lucro são brilhos nos olhos.
Não sou socialista e não tenho a pretensão em ser, mas quando Marx diz que o capitalismo foi a transição do mundo feudal, ele esta certo. Hoje não temos os senhores feudais, mas temos os patrões que tem taxas de desconto para tudo, não incentivam a aprendizagem do funcionário e muito menos se importam com eles, são meros produtores de coisas.
As idéias marxistas não são para serem levadas a risca na realidade que temos hoje, mas servem de base para questionarmos o que acontece hoje. Marx escreveu em outro contexto histórico mas as críticas e questões abordadas por eles são imortais.
Vejo na TV , e nos nos meios de comunicação em geral , uma forma de poder de massificação tão grande que parece-me que o abismo esta próximo. E o povo que fica cada dia mais longe da educação, se embebeda de padrões televisivos. É triste.
Tulasi.
3 comments:
E a nova roupa do imperialismo...!
Bem, como eu estudo comunicaçao acho que posso afirmar que existem sim, muitos meios manipuladores em funçao somente do lucro, e triste mesmo.
Mas posso mostrar outro lado, do que estamos percebendo hj, cada dia mais as pessoas, e claro de certa classe, que tem a oportunidade de obter a mesma informaçoes de outros angulos, tornam-se mais criticas...E nao engolem, qualquer coisa...Existem bons canais e boas radios,e sao abertas...
Sobre as ideias de Marx concordo com voce que nao podemos segui-las a risca nos dias de hoje, mas tbm nao podemos ser conformados com a situaçao atual...
Esse assunto que vc abordou daria um grande texto..rs.Vou parando por aqui...Parabens pelo texto!
Passa la no meu blog, e ve o que vc acha do texto que postei, acho que entra um pouco aqui tbm..Ta joia??
Sobre o seu livro, to gostando bastante, tive uma manha pra ler, agora so falta o capitulo da Violencia.Semana que vem eu vou levar pra vc!
Beijos!!!
Pode deixar que a TV nao vai me engolir..rsrs...O livros nao deixam...rs
Adorei o comentario no post,gosto de debater essas coisas...:).Poe a cachola pra funcionar...!
Semana que veem eu vou la entao, espero o novo livro!
Bom feriado Monique!!
Bjins!!!!
:)
Nossa, achei muito inteligente a charge do homem com a Tv na cabeça, fazendo uma bela comparação com "alegoria da caverna" de platão.
Do que adianta termos a tecnologia do futuro com a mente do passado?
O trabalhador continua sendo visto com os mesmos olhos das antigas fábricas do século XVIII, o que mudou apenas foi um certo rol de direitos concedidos, mas estes, por sua vez, serviram só de cala boca, numa época em que as revoluções capitalistas incendiavam o mundo.
A relação trabalhista (a mais que dita, questão social) continua a mesma, os mesmos preconceitos.
O que se urge é a mudança na mentalidade, não nos paradigmas.
;D
Post a Comment