Tuesday, September 05, 2006

Cavaleiro da triste figura


—Dichosa edad y siglo dichoso aquel adonde saldrán a luz las famosas hazañas mías, dignas de entallarse en bronces, esculpirse en mármoles y pintarse en tablas, para memoria en lo futuro. (Feliz idade e feliz século aquele onde sairão à luz as minhas famosas façanhas, dignas de entalhar-se em bronzes, esculpidas em mármores e pintadas em telas para a memória do futuro)(D.Quixote: II Capítulo)

Pra mim esse é um dos melhores livros do mundo, é exatamente como Cervantes já previa, seria uma obra prima mesmo. Tava certo quanto a isso, e quanto a tudo mais , escreveu sobre as pessoas , as antiguidades e sobre a loucura, assunto em que o humano ainda não domina, aliás como a maioria né?!
Enfim, tenho orgulho de dizer que li mas não satisfeita, terei de ler de novo e mais uma vez, pois é uma obra de mágica , cada momento é uma ideia, cada leitura vai ser um aprendizado diferente, livros assim são para a vida toda. Recomendo.
O que tenho hoje é que Sancho Pança é o verdadeiro herói dessa história, o verdadeiro aprendizado, onde me emocionei mais, onde vi que Miguel de Cervantes estava se espelhando, ele conseguiu se descrever discretamente em outro corpo, em outro tempo.
Pode ser que ninguem tenha entendido dessa maneira mas essa é a minha ideia, espero que alguem possa me mostrar outro lado que eu não tenha percebido, ou pode ser que não seja alguem e sim uma situação, enfim, pode ser que seja isso mesmo, quem sabe em uma próxima leitura.
Apreciem, e leiam !

No comments: